segunda-feira, 22 de junho de 2009

Antes de tudo, o currículo

Para começar a concorrer para qualquer vaga você precisa de um currículo. É por ele que as empresas terão o primeiro contato com você e com tudo o que você já fez e sabe. Ele não garante que você será contratado, porém é sua porta de entrada, por isso deve ser bem preparado, estruturado e de maneira que chame a atenção.

O tempo gasto pra ler um currículo é muito curto, portanto coloque apenas o que for essências e necessário sem deixar, é claro, que ele fique muito curto ou muito longo. Vá direto ao assunto, não faça rodeios quando expuser alguma coisa, no currículo as informações tem que ser achadas com facilidade, não complique. Use fontes de tamanho de pelo menos 10 pontos, deixando espaçamentos entre linhas e margens largas na folha, isso facilita a leitura e os espaços em branco servem como descanso para os olhos.

Cuidado com o português. Use um revisor de texto automático e não dispense o olhar de um terceiro antes de enviar o currículo, as vezes após se ler muitas vezes a mesma coisa o olhar fica viciado não encontrando mais erros.

Ao listar suas experiências profissionais anteriores, os últimos empregos devem vir primeiro, pois, além de serem os mais relevantes para o futuro emprego, dessa forma facilita para quem lê.

E agora o mais importante: coloque seus contatos (telefone, celular, e-mail, endereço). Se você for selecionado para qualquer vaga e os avaliadores vão precisar te avisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário