quarta-feira, 24 de junho de 2009

A difícil tarefa de começar a trabalhar

Ok. Você está no terceiro ano da faculdade de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Você ultrapassou milhares de candidatos iguais a você no vestibular para chegar aonde chegou. Fez sua lição de casa, passou por lingüística I, II e III (e só quem fez sabe o que isso significa!), já sabe Inglês razoavelmente bem, seu espanhol passou do intermediário e está em dúvida entre começar o francês ou o alemão. Você fez mil amigos, uma ou duas optativas, participou da empresa Jr, fez trabalho voluntário, votou em assembléias, trabalhou que nem um doido pela atlética. E agora?
Chega o momento da graduação que precisamos começar a trabalhar. Precisamos iniciar nossa loooonga jornada no mercado de trabalho, que irá moldar nossa vida atéééé a nossa aposentadoria, lá pelos 70 anos. Sim, como diria meu famoso pai, nunca sabemos aonde a vida vai nos levar, mas em 70% dos casos é o que fazemos quando jovens que irá traçar muito do nosso destino profissional(fazem parte dos 30% casos como nosso querido professor, que em aula já declarou não fazer nada parecido com o que fazia quando estagiário)
Se você já parou pra pensar no assunto, deve ter tido a mesma dúvida que todos os outros estudantes na face da terra. Onde será que quero trabalhar? Qual é o meu perfil? O que é preciso fazer para passar nas famosas dinâmicas das empresas? (essa dica você também encontrará aqui no nosso blog) Nada mais normal. Se você já é mais avançado já até fez algumas entrevistas, ou começou a trabalhar. Mas mantendo o foco nos ainda não iniciados...onde você está procurando estágios?
Esse é um questionamento muito bom para quem, assim como eu, estuda na ECA e não possui um sistema frenético de distribuição de vagas de trabalho como existe em outras faculdades, por exemplo. Pode acreditar, apesar de às vezes um sistema mais eficiente de divulgação de estágios fazer falta, é legal a sensação de ter achado um estágio por si mesmo e é bom sentir que está se candidatando pelo motivo certo, e não porque todos os alunos em massa estão indo para aquela vaga.
Se você quer começar a procurar estágio e não sabe como, um bom site para iniciar suas buscas é o VAGAS. com.br. Esse site está atrelado a inúmeras empresas e agencias de RH, que divulgam suas vagas constantemente, tornando-o confiável e dinâmico. Para candidatar-se é preciso cadastrar seus dados e montar um currículo. Você preencherá também um perfil que servirá para o site identificar vagas relacionadas a ele e te enviar por email. Uma boa dica é não esperar pelas vagas identificadas pelo próprio site. Apesar do sistema ser eficiente, não é perfeito, e às vezes vagas boas para se candidatar são deixadas de lado.
Outro jeito bom de se candidatar para vagas confiáveis é ficar atento à abertura de processos seletivos nas empresas de seu interesse. Isso ocorre normalmente duas vezes por ano, uma nos meados de março e abril, e outra em setembro e outubro. Você pode se candidatar no próprio site da empresa. Certifique-se que sua candidatura foi concluída ao sair do site, pois conheço pessoas que preencheram toda ficha de aplicação mas não finalizaram o processo, perdendo assim a chance pela vaga.
Outros sites interessantes para busca de vagas são: Só talentos, Cia de Talentos, Viva Talentos e curriculum. Fuja de roubas com o site da NUBE (núcleo brasileiro de estágios) que, na maioria das vezes, só oferece vagas ruins e mal remuneradas, além de ser confuso e ineficiente.
Por fim, não esqueça que, se está interessado em ingressar em um estágio diferente, para trabalhar em agencias de comunicação ou empresas do gênero, indicação é tudo. Muitas agências abrem processo seletivo, mas muitas entre essas acabam pegando candidatos por indicação de pessoas que já trabalham lá. Manter uma boa rede de contatos, saber onde seus amigos estão trabalhando e se manter atualizado faz muito bem para a vida pessoal e é sempre uma ótima para a sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário